Crônicas

Anvisa proíbe alimentos industrializados no Brasil (1º de abril)

“Notícia” de 1º de abril originalmente publicada em (logicamente) 1º de abril de 2011 no Papo de Gordo.

* Uma pequena contextualização: Esse foi meu 1º de abril mais fraco. A grande maioria dos leitores sacou de cara. Mas, claro, teve uma galera que acreditou. De qualquer forma, a título de registro, trago a “notícia” aqui com suas “fontes” originais e tudo o mais.

———

Depois de perder na justiça o direito de regulamentar as embalagens dos produtos com alto teor calórico, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) resolveu atuar de maneira mais radical na luta pela conscientização do consumidor brasileiro e, através da Resolução nº 44, proibiu a “produção, comercialização e consumo de alimentos industrializados no Brasil”.

Apesar de polêmica, a norma foi apoiada pelo ministro da Saúde, Alfredo Nascimento, que reiterou total apoio à decisão, que entrará em vigor a partir de 15 de abril. A indústria alimentícia já garantiu que vai entrar na justiça novamente, mas, até que uma decisão seja oficializada em primeira instância, o Ato Deliberativo está confirmado.

As redes de fast-food já começaram a se organizar para a vigência da Lei. O McDonald’s, por exemplo, vai expandir o conceito de alimentação saudável com a McMaçã (que, acreditam os responsáveis pela lanchonete, finalmente vai ser consumida pelos clientes) e os novos McSoja e BigMcSoja, de produção artesanal. A empresa de sucos Maguary também garantiu que vai se adaptar, retirando todos os aspectos industriais de seus sucos, que passarão a ter validade de um dia e serão distribuídos sob demanda.

O principal impacto da nova legislação, contudo, foi nas empresas que vendem remédios para emagrecimento. José da Silva, representante da Associação Brasileira da Indústria de Fármacos Emagrecedores, afirmou que centenas de empregos serão perdidos com as diversas fábricas de remédios para emagrecer que irão fechar. “Depois da proibição da sibutramina, agora teremos uma população que não come produtos industrializados; isso vai destruir definitivamente a indústria de exploração do emagrecimento no Brasil; é uma grande injustiça com nossos sócios”, afirmou.

—–

Fontes:
Anvisa vence mais um round contra a indústria alimentícia
Contrabando ilegal de Big Whooper deve movimentar R$ 2 bilhões

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *