Gordo de Raiz

Eu ♥ coração

Crônica originalmente publicada em 10 de março de 2011 no Papo de Gordo.

Fernando Pessoa certa vez escreveu: “Pouco importa de onde a brisa / Traz o olor que nela vem / O coração não precisa / De saber o que é o bem”. Apesar de dizerem o contrário, tenho a forte sensação de que o poeta teve a inspiração para esses versos quando viu o churrasqueiro chegando com um espetinho de coração de galinha.

Eu adoro coração. E sei que muita gente também gosta. Existe algo muito misterioso nesse peculiar órgão bombeador de sangue. Por exemplo: Comemos peito de frango e peito de boi. Comemos coxa de galinha e coxa de vaca. Mas coração, só pensamos no galináceo.

Nenhum churrasco é completo sem coração. É algo que chega a ser emocionante. Imagine quão metafórico seria fechar um jantar romântico com o casal apaixonado oferecendo ao ser amado um coração para ser mastigado. Bom… A metáfora realmente não funcionaria muito bem, mas ia ser gostoso.

Naturalmente, um texto sobre coração de frango não seria completo sem falar do fantástico X-Coração da Lancheria do Parque, em Porto Alegre. Um sandubão tamanho monstro com uns trinta corações de galinha não é algo a ser esquecido. Um dia ainda volto à capital gaúcha só pra degustar novamente o petisco.

Mas não é só de espetinho e sanduíche que pulsa o coração. Pesquisando por aí, encontramos trocentas receitas de dar água na boca, como lasanha, estrogonofe, molho e até um curioso mix de coração com creme de leite. Qualquer hora experimento fazer um milk-shake. Vai ficar uma porcaria, mas não sobrou muita coisa pra recriar.

Minha única preocupação é que, ora bolas, cada galinha só tem um coração. Vai que um dia o quitute acaba! Podem até descobrir formas alternativas de produzir um coração com soja, sei lá, mas vai sempre faltar alguma coisa.

Tenho a expectativa de que a engenharia genética consiga descobrir uma forma de criar frangos com três ou quatro corações. Afinal, já criaram galinhas com peitão e coxão (estou falando de chester, tá?).

Portanto, caro leitor, se você tiver alguma noção de biologia, vamos iniciar os estudos para garantirmos o surgimento do Heart (ou Corazón, quiçá Cœur), o novo frango multicardíaco patrocinado pelo Papo de Gordo. Quem sabe, com isso, o X-Coração não vira um McCoronária e passa a existir no Brasil todo? Seria a felicidade extrema da população (afinal, quem não gosta de coração bom sujeito não é… ou vegetariano é).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *