Podcasters brasileiros: uma “comunidade” em busca de visibilidade

Autor: Lucio Luiz
Evento: Intercom Sudeste 2011 (Rio de Janeiro, Brasil)
Publicado em: Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ISSN: 2177-7888

Como citar:
LUIZ, Lucio. Podcasters brasileiros: uma “comunidade” em busca de visibilidade. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 16., 2011, Rio de Janeiro. Anais… São Paulo: Intercom, 2011. 1 CD-ROM.

Resumo:
O podcast cada vez mais ganha espaço na internet brasileira, principalmente graças a projetos colaborativos de seus produtores de conteúdo, conhecidos como podcasters. Uma das principais características do podcast brasileiro é o fato de que a maior parte dos programas são criados e mantidos a partir de iniciativas individuais de pessoas muitas vezes não relacionadas com a área de Comunicação. Isso faz com que a comunidade de podcasters (a chamada “podosfera”) esteja repleta de entusiastas, que, a partir de projetos de cunho pessoal, ajudam a estimular a produção de novos podcasts associados a um apoio mútuo com o objetivo de fazer com a mídia cresça como um todo. Esse artigo observa alguns exemplos dessas iniciativas na curta história do podcast nacional e analisa como isso vem estimulando a produção de podcasts no Brasil.

Palavras-chave: áudio; colaboração; podcast; podcasting; web 2.0.

TEXTO COMPLETO (PDF)link externo

Leave a Reply

pesquisas acadêmicas