O podcast no Brasil e no mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais

Autores: Lucio Luiz e Pablo de Assis
Evento: Intercom 2010 (Caxias do Sul, Brasil)
Publicado em: Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ISSN: XXX

Como citar:
LUIZ, Lucio; ASSIS, Pablo de. O podcast no Brasil e no mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais… São Paulo: Intercom, 2010. 1 CD-ROM.

Resumo:
O podcast é uma mídia da cibercultura em formato de áudio ou vídeo e transmitido diretamente ao assinante via feed RSS. Vem conquistando grande espaço na Web 2.0, especialmente com relação à produção de informação e às suas potencialidades comunicacionais e educativas. Além disso, também subverte a questão do receptor passivo ligado às mídias de massa tradicionais. A partir de uma origem fortemente tecnológica, o podcast teve um desenvolvimento voltado a facilitar sua produção e distribuição, permitindo que qualquer pessoa se torne potencialmente receptor e emissor, tornando a difusão de informações mais democrática. Os podcasts produzidos no Brasil possuem ainda características que os diferenciam das produções realizadas no exterior, aprofundando o caráter colaborativo existente na internet.

Palavras-chave: podcasting; podcast; internet; cibercultura; mídia.

TEXTO COMPLETO (PDF)link externo

Leave a Reply

pesquisas acadêmicas