Nerds que riem de si mesmos: representações de um estereótipo através de tiras cômicas na Web

Autor: Lucio Luiz
Evento: Intercom 2011 (Recife, Brasil)
Publicado em: Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ISSN: 2175-4683

Como citar:
LUIZ, Lucio. Nerds que riem de si mesmos: representações de um estereótipo através de tiras cômicas na Web. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais… São Paulo: Intercom, 2011. 1 CD-ROM.

Resumo:
De um estereótipo altamente pejorativo para uma expressão que, embora ainda não totalmente desprovida de preconceitos, dá sinais de uma melhor aceitação pela sociedade, os nerds vêm ganhando cada vez mais espaço na indústria cultural. As tiras cômicas, especialmente as publicadas na internet, permitem uma análise de como esse estereótipo é interpretado pelas pessoas que nele estão inseridas. Essa pesquisa analisa quatro tiras cômicas ligadas ao “universo nerd”, buscando entender como essa autoimagem é desenvolvida num contexto humorístico, desconstruindo um conceito originalmente negativo com o uso do “rir de si mesmo”. O objetivo principal é indicar caminhos que permitam estudos sobre a forma como as tiras cômicas representam e desconstroem estereótipos.

Palavras-chave: história em quadrinhos; tira cômica; internet; nerd; estereótipo.

TEXTO COMPLETO (PDF)link externo

TEXTO COMPLETO na revista Imaginário 02, da UFPB

Errata:
Na página 5, onde se lê “Um dos principais motivos para a interrupção da tira foi o desânimo da autora pela falta de retorno do público”, leia-se “Um dos principais motivos para a interrupção da tira foi o desânimo da autora pela falta de retorno financeiro”.

Vídeo da apresentação do trabalho:

PS: Caso prefira, o vídeo também está disponível no Videolog.

Slide-show:

Leave a Reply

pesquisas acadêmicas