Gordo de Raiz

China executa obesos mórbidos (1º de abril)

“Notícia” de 1º de abril originalmente publicada em (logicamente) 1º de abril de 2010 no Papo de Gordo.

* Uma pequena contextualização: Como hoje é 1º de abril, quebrei um pouco a ordem cronológica da republicação das crônicas para trazer a primeira notícia falsa em homenagem ao dia da mentira que eu publiquei no Papo de Gordo. Vale registrar que, embora absurda e com links que mostravam claramente a piada no final (além de uma foto nonsense de um cara fantasiado de panda!), muita gente acreditou e xingou a China nos comentários, no que podemos concluir, vendo os dias de hoje lotados de gente acreditando em fake news, que nem tudo evolui na internet…

———

A obesidade na China chegou a proporções alarmantes. Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, cerca de 40% dos chineses estão acima do peso. Como a densidade média do país é de 136,1 habitantes/km², a existência de tal quantidade de obesos está causando problemas sérios de locomoção nas cidades mais populosas, como Pequim e Xangai. Praticamente não há espaço livre para as pessoas caminharem.

A preocupação com o peso da população é tanta que Deng Shaoqi, coordenador do Ministério de Combate à Obesidade do Governo Chinês, chegou a afirmar para jornalistas estrangeiros que, “num país com tantas bocas para alimentar, quanto menos obesos existirem mais comida haverá para as pessoas normais”.

Uma das iniciativas mais recentes para evitar o aumento da obesidade foi a instituição do “dia sem bicicletas”, no qual todos os habitantes do país deveriam ir a pé para o trabalho como forma de estimular a população a fazer exercícios. Além de não funcionar como se esperava, esse programa ainda aumentou o número de internações hospitalares de pessoas com insuficiência respiratória e cardíaca, especialmente entre os que trabalhavam a mais de 50km de casa.

Contudo, projetos muito mais polêmicos podem estar sendo realizados. Ambientalistas acusam o governo chinês de mandar executar obesos mórbidos (ou de “grau 3”) para melhorar as estatísticas do país. A família do obeso ainda teria que pagar o valor das cinco balas utilizadas, em média, para a execução. Há suspeitas de que cerca de duzentos obesos mórbidos sejam executados diariamente. Ainda não se sabe o que seria feito com os corpos.

Questionado sobre a posição dos Estados Unidos em relação às denúncias, o presidente Barack Obama disse que não pode falar sobre o assunto porque as acusações não foram comprovadas. “Minha única preocupação em relação à China é que eles reduziram em 95% a importação de carne bovina norte-americana”, afirmou Obama.

—–

Fontes:
Chineses gordos estão com os dias contados
Only pandas are allowed to be fat in China

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *